terça-feira, 3 de março de 2015

Eu, Palmirinha: Panqueca americana

Hi, folks!

Há alguns meses, a Rafa do Coffeepocket criou o projeto "Eu, Palmirinha" e convidou outras blogueiras para participarem. O projeto é, basicamente, culinária para noobs (ou seja, eu haha) e o nosso lema é "Não sabemos no que vai virar, mas a gente tenta".


Confiram também os posts das outras Palmigs!
Rafaella: Coffepocket | Karolina: Irradiar | Isabella: Strawberry Fields |  Vera: Extraordinariando | 
Marielen: Marielen Romana | Liana: Garota do Nordeste | Taís: Brainstorms | Mainá: Virou Tendência 

Todo mês é definido um tema para a receita, que deve ser postada no último domingo do mês. Desde que eu entrei pro projeto estou tentando postar alguma coisa, mas ainda não tinha feito nada por motivos de a) fiz uma receita, esqueci de postar, deixei pra depois e esqueci de novo, b) não consegui pensar em nada pra fazer e c) pura preguiça.

Mas agora estou começando a me organizar melhor com o blog e trazer coisas mais interessantes para cá.

Em fevereiro, o tema vencedor foi: "Desfile das Campeãs - Sua receita favorita no mundo!". Como sou super inconstante até nos gostos por comida, decidi fazer a receita que é a minha queridinha da vez: Panqueca Americana!

Sabe aquela pilha de panquecas bem fofinhas e douradinhas, com muita calda escorrendo, exatamente como a gente vê nos filmes? Então, depois que descobri que a receita é muito absurdamente fácil, decidi que já estava na hora de ~finalmente~ postar um "Eu, Palmirinha" aqui. Só que, com uma receita tão simples, eu tinha que inventar alguma coisa, aí peguei todos os corantes alimentícios que tinha no armário e misturei para ver o que dava. 

Espero que vocês gostem do resultado!

Você vai precisar de:



1 xícara e 1/4 de farinha trigo;
1 colher (sopa) de açucar;
 3 colheres (chá) de fermento em pó;
 1 pitada de sal;
 1 xícara (chá) de leite;
 2 ovos inteiros levemente batidos
 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida


Como preparar:




Em um recipiente misture os ingredientes secos e em outro os líquidos;
Aos poucos vá misturando os líquidos nos secos sem misturar em excesso;
A massa vai ficar como na foto abaixo, não muito líquida e deve escorrer lentamente;




♥  Para fazer as panquecas coloridas, eu peguei alguns pratinhos de sobremesa (aquele de vidro azul da primeira foto), coloquei uma medida da massa já pronta e adicionei corante alimentício. Esqueci de tirar foto dessa parte ~não me matem~ x.x

Corantes que eu usei: o verde é líquido e os outros são em gel.

Hora de fritar!

♥  Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de óleo para untar e espere aquecer um pouco;
♥  Como medida para cada panqueca, você pode usar uma concha;
Coloque uma medida da massa bem no meio da frigideira já aquecida. Ela vai se espalhar um pouco e ficar no formato redondo;
♥  Quando a panqueca estiver dourada embaixo, como na foto a seguir, é hora de virar. Tem que fazer isso com cuidado, mas rápido!
 Depois que o outro lado estiver dourado, é só colocar em um prato e ir empilhando as panquecas.



E pronto! Essa receita rende cerca de 8 panquecas médias e é bem rapidinha de fazer!

Panquecas prontas e empilhadas, só esperando a cobertura :9

Dicas:

 Já vi receitas que mandam colocar essência de baunilha ou chocolate em pó na massa. Eu acho ambos desnecessários, mas vai de acordo com o gosto de cada um;

♥ Nos Estados Unidos é comum comer essas panquecas com "maple syrup", ou xarope de bordo, mas fica bom com praticamente qualquer coisa doce. Geralmente eu coloco calda de caramelo e chantilly, mas já comi também com manteiga de amendoim e geleia, e doce de leite. Colocar calda de frutas por cima também fica uma delícia!


Então, partiu fazer panquecas? haha

Espero que tenham curtido, e até o próximo "Eu, Palmirinha"!

Kisses ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário