terça-feira, 2 de setembro de 2014

Desabafo sobre fotos nuas

Hi, folks!

Nos últimos dias temos nos deparado com um escândalo na internet: as fotos nuas da Jennifer Lawrence. Apareceu gente de todos os lados julgando a conduta da atriz, "se fosse inteligente não fazia isso", blablablá, e o pior de tudo: compartilhando.

Confesso que eu "vi" as tais fotos ao clicar em um link sobre a notícia, em um site que eu acreditava ser correto o suficiente para não compartilhar esse tipo de coisa. Tudo bem falar sobre o acontecimento, explicar que a conta dela foi invadida e que isso é um crime, mas não precisava colocar as fotos, ainda que com tarjas de censura, como foi o caso. Logo em seguida, um amigo do Facebook, com o peito cheio de razão, posta que "no século XXI as mulheres deveriam ser mais inteligentes e não tirar fotos assim". Ou seja, a culpa do vazamento foi da JLaw que tirou as fotos, porque isso não deve ser feito em hipótese nenhuma, não do cara que invadiu a conta dela. 

Esse é o pensamento mais errado que poderia existir! 

Mas já vou falar sobre isso.

Fonte: Pinterest
Antes, eu queria lembrar que a Jennifer Lawrence não foi a única atriz prejudicada. Muitas outras celebridades tiveram suas contas invadidas e fotos íntimas vazadas. Algumas até já anunciaram que vão "tirar férias da internet" e estão se mostrando muito decepcionadas com as pessoas que continuam compartilhando as imagens. E isso também não é um acontecimento recente e isolado. Muitas celebridades já foram vítimas desse tipo de violação, além de pessoas comuns, que se tornam "famosas" sem querer. E para quem acha que isso é uma brincadeira inocente, sugiro pensar mais um pouco. Lembram-se do caso da menina canadense que entrou em depressão e se suicidou depois que suas fotos caíram na internet?

Bom, já li muitos artigos rechaçando a atitude dos internautas. A maioria desses artigos (se não todos), falava sobre a cultura sexista da internet, questionando: "Alguém já viu um homem passar por isso? Alguém já viu um homem ter fotos íntimas compartilhadas na internet e ser tão julgado? Se fotos de um homem nu vazam, é capaz de ninguém compartilhar".

Para falar a verdade, eu já vi sim isso acontecer com um homem. Nunca vi as fotos dele e nunca quis, porque o cara era meu vizinho, eu o respeitava e meu pai vivia papeando com ele no corredor do prédio. As pessoas falavam, riam, compartilhavam por email e MSN, porque na época não tinha Twitter, Facebook e Whatsapp. No fim, aparentemente, tais fotos foram produtos de uma vingança de uma ex namorada fotógrafa, que pegou fotos íntimas e fez montagens absurdas. Se é verdade, eu não sei. E não me interessa também. Mas homens podem sofrer com revenge porn também!

Anyway, isso não nos desvia do principal fato: com as mulheres acontece muito mais frequentemente e é muito mais comentado. Uma foto íntima feminina é um escândalo! "Por que que tipo de mulher não se dá o respeito e tira fotos pelada?! É claro que ela tinha que sofrer por que as fotos vazaram!" Ai, gente. Tenho asco de comentários assim.

Confesso que admiro essas mulheres que se sentem tão bem com o próprio corpo a ponto de tirarem fotos nuas. Eu sou tão complexada que, se for para caminhar na praia, enquanto todo mundo está de biquíni e bermuda, vou de shorts e camiseta e dificilmente tiro uma foto de biquíni. Mas pelo menos uso biquíni, shorts e vestidos. Tem mulheres que não conseguem nem andar com as pernas de fora!

Fonte: Pinterest
Aí voltando para aquela questão sobre o século XXI e como a inteligência da mulher deveria ter evoluído, eu penso o seguinte: a mulher está muito mais inteligente agora. Ela tira fotos nuas porque ela se ama, ela ama o seu corpo, ela se admira. Ela já ultrapassou aquele pensamento antigo de que o corpo feminino é algo sujo e pecaminoso. Atitude estúpida e antiquada é culpar, julgar e humilhar a mulher. Ela não está errada em nenhum aspecto. O único errado na história é a pessoa que publicou essas fotos sem a permissão dela.

Ela não cometeu crime nenhum. E, vou repetir, ela não está errada em nenhum aspecto.

É incrível como vi mil pessoas falando sobre o absurdo que são as fotos peladas das celebridades, mas não vi ninguém falando sobre o criminoso que invadiu uma centena de contas privadas na nuvem. Isso é uma falha de segurança enorme! Aconteceu com as famosas porque isso dá dinheiro para os caras, mas poderia acontecer com qualquer pessoa. E não me venham com essa de "eu nunca faria esse tipo de coisa", porque ninguém sabe o futuro. Você pode muito bem acordar um dia, se olhar no espelho e pensar "Nossa, como meu corpo está bonito" e tirar uma foto para lembrar que existe auto estima dentro de você. Não é para isso que as pessoas vivem na academia, para se orgulharem de seus corpos? Ou você pode querer compartilhar momentos íntimos com a pessoa que você ama. E daí? É só para vocês dois e mais ninguém!

Na sociedade do século XXI, o corpo, tanto masculino quanto feminino, não devia ser tabu. Não devia ser motivo de vergonha. E, definitivamente, não devia ser motivo de humilhação.

As pessoas precisam evoluir muito ainda e parar de achar que mamilos são uma polêmica sem tamanho.

Se você quer ler mais sobre isso, neste link tem alguns artigos esclarecedores sobre a violência online contra a mulher.

Fonte: Pinterest

Ainda tenho muito o que falar sobre o assunto. Mas por hoje vou parar aqui. E finalizo com um pedido: por favor, não compartilhem as fotos. Todas as atrizes que sofreram essa invasão são pessoas públicas, sim, mas têm direito à privacidade também! O jeito de acabar com esse tipo de crime é ignorá-lo, não passar para a frente.

Kisses! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário